10 dicas de como manter a casa limpa mesmo se você não tiver tempo

10 dicas de como manter a casa limpa mesmo se você não tiver tempo

A correria do dia a dia, o trabalho fora de casa e os compromissos nem sempre contribuem para que se consiga organizar o lar. Estabelecer algumas regras para serem executadas em conjunto por todos pode ser o primeiro passo para descobrir como manter a casa limpa, mesmo com pouco tempo na agenda.

CONHEÇA O RESIDENCIAL CATANIA

Para mostrar como isso é possível, elaboramos 10 dicas de como otimizar seu tempo para manter a casa organizada e sem muito esforço. Preste atenção e coloque tudo em prática.

1 - Arrume a cama logo que acordar

Crie o hábito de arrumar sua cama assim que despertar pela manhã. Para facilitar, comece apenas esticando as cobertas. Este gesto, mesmo que pequeno, dará ao quarto um ar mais organizado e evita que mais bagunça seja formada no cômodo.

2 - Aproveite o banho para limpar o box

Antes de relaxar embaixo do chuveiro, aproveite para dar uma geral no box. Mantenha uma esponja, escova e detergente no banheiro para facilitar a tarefa sempre que for necessário limpar.

3 -Organize o material de limpeza

Deixar em um mesmo lugar os itens que são usados para manter a casa limpa também facilita a tarefa. Organize um cesto com os todos produtos, do banheiro, da cozinha e do restante da casa. Assim, você terá acesso mais fácil aos produtos quando precisar.

4 - Deixe os sapatos fora de casa

Os calçados que você e sua família utilizam na rua não precisam ir para dentro de casa. Estabeleça um lugar para guardá-los logo na entrada da sala ou na área de serviço. Assim todos evitam de espalhar a sujeira dos pés pela casa. Este hábito também irá ajudar a manter o chão limpo por mais tempo e, consequentemente, reduzir o tempo que você gasta varrendo ou aspirando.

SAIBA MAIS: VANTAGENS EM SAIR DO ALUGUEL E TER IMÓVEL PRÓPRIO

5 - Use, limpe e guarde

Uma regrinha fácil, mas que nem todos lembram de por em prática faz toda a diferença na organização da casa. Se tudo aquilo que você usar já for limpo e guardado em seguida, grande parte da bagunça no lar não existirá.

6 - Organize a louça quando cozinhar

Quem tem o costume de preparar as refeições em casa também deve adotar o hábito de limpar a louça enquanto espera os alimentos ficarem prontos. Assim, depois de comerem, terão apenas alguns pratos e talheres para lavar.

7 - Não acumule louça na pia

Deixar a louça acumular na pia pode ser um caminho sem volta. Mesmo tentador quando se está cansado e com pouco tempo disponível, deixar para depois esta limpeza só irá atrapalhar e aumentar o trabalho.

8 - Deixe pias sempre limpas

Tanto na cozinha quanto no banheiro, as pias são o ponto principal quando se trata de limpeza. Por isso, sempre que forem usadas, jogue um pouco de água corrente para tirar a sujeira, sinais de poeira ou restos de comida. Por fim, seque com um pano.

 

9 - Revise um cômodo antes de sair

Principalmente ao final do dia, quando o cansaço aumenta, é comum que você apenas se levante do sofá e vá para o quarto sem se importa como está a organização da sala. Para evitar que no outro dia já acorde com um monte de coisas para fazer em casa, crie o hábito de que sempre ao sair de um cômodo para o outro é preciso revisar o ambiente e colocar algumas coisas no lugar.

BAIXE AGORA: ESTOU PRONTO PARA MORAR JUNTO?

10 - Todos devem participar

Todo mundo que divide o lar deve estar comprometido com a organização da casa. A responsabilidade por manter o ambiente limpo é de todos. Se cada um fizer sua parte, fica mais fácil manter a sujeira e a bagunça longe.