Como planejar a mudança de casa: passo a passo para facilitar a tarefa

Como planejar a mudança de casa: passo a passo para facilitar a tarefa

Comprou um apartamento recentemente e tem planos de fazer a mudança de casa nos próximos meses? Ou antes de investir em um imóvel quer planejar todas as etapas, inclusive como levar os móveis para outro lar? Seja qual for sua situação, neste conteúdo a gente mostra um passo a passo de como facilitar a tarefa e não comprometer o orçamento.

O ideal é que seu planejamento seja pensado com, no mínimo, 30 dias de antecedência. Assim dá tempo de pensar em tudo com calma e contornar qualquer imprevisto

SAIBA MAIS: CONHEÇA A HISTÓRIA DE CLIENTES SATISFEITOS AO CONQUISTAR O SONHO DA CADA PRÓPRIA

Seja por conta própria ou com auxílio de profissionais, esse é um processo que dá trabalho, pode demorar e precisa ser planejado. Mas se você tiver organização e seguir algumas orientações, é possível fazer isso rapidamente e sem gastar muito.

Organize sua mudança de casa em 8 passos

 1 - Pesquise 

O primeiro passo antes de contratar uma empresa é pesquisar as opções disponíveis e valores praticados. Avalie se vale a pena chamar uma equipe para desmontar os móveis e empacotar os objetos ou apenas uma transportadora.

 2 - Avalie os prazos

Os prazos para a sua mudança ser feita na data que for preciso variam conforme o serviço que você solicitar. Por isso, durante a pesquisa, converse sobre sua previsão de ida para o novo lar e se a empresa estará disponível. Descubra também com quanto tempo de antecedência você pode reservar o serviço e cancelar a solicitação caso precise adiar ou antecipar a mudança.

 

3 - Peça ajuda

Se o orçamento das empresas de mudança estiverem além do seu orçamento, chame os amigos e familiares. Uma mãozinha na hora de encaixotar e carregar tudo é ideal para reduzir gastos. 

4 - Informe-se sobre as permissões no novo endereço

Em alguns bairros ou ruas, é preciso solicitar permissões ou pagar taxas para que o caminhão da mudança possa estacionar. Da mesma forma acontece se você for morar em um apartamento. Em alguns casos, as regras do condomínio não permitem a entrada de veículos prestadores de serviço. Consulte o síndico ou administrador antes de iniciar sua mudança.

SAIBA MAIS: 9 DICAS PARA TIRAR DE LETRA A MUDANÇA EM CONDOMÍNIO

5 - É hora de empacotar

Se o serviço vai ser feito por você, seus familiares e amigos, antes de começar a empacotar, avalie a quantidade e o tamanho das coisas que serão transportados. Depois, providencie caixas de vários tamanhos e identifique cada uma delas de acordo com o que for colocado ali dentro. Indique o tipo de objeto e a parte da casa onde deve ficar guardado. Assim, no momento de descarregar, já podem ser colocadas nos ambientes certos. Plástico bolha e folhas de papel ou jornal também pode ser necessário para embalar objetos mais frágeis como louça, vidro e cerâmica.

6 - Pense nos imprevistos

Como em todas as situações, imprevistos podem acontecer. Para se precaver de ficar em meio ao caos e não encontrar nem uma roupa para vestir no dia seguinte à mudança, providencie uma pequena mala com algumas mudas de roupa e itens de higiene para cada membro da casa.

 

7 - Acompanhe a mudança de casa

Se você não puder, peça para alguém de sua confiança acompanhar o processo de mudança. Isso garante que a equipe contratada tenha cuidado com os móveis, não cause estragos em paredes, portas e janelas quando passar com os objetos. Se estiver pagando por hora para uma empresa fazer sua mudança, ficar de olho no serviço também garante que o valor final seja justo.

8 - Trace metas

Depois de tudo ser levado de um lar para o outro é hora de colocar a mão na massa e começar a organizar a casa nova. Mas isso não precisa ser feito da  noite para o dia. Pense em quanto tempo tem disponível para isso e se vai contar com alguma ajuda. A partir disso, trace uma meta para concluir essa tarefa em etapas