Portaria virtual ou presencial: vantagens de cada sistema

Portaria virtual ou presencial: vantagens de cada sistema

A segurança é um dos itens mais importantes quando se busca um local para morar. Quem opta por viver em condomínio, encontra no sistema de portaria virtual ou presencial uma garantia maior em relação ao controle de quem entra e sai do prédio.

A escolha por um ou outro modelo de monitoramento e fiscalização de acessos depende de vários fatores, como quantidade de apartamentos no prédio, número de portarias e garagens no edifício, estrutura e adequação do sistema eletrônico para fechaduras, câmeras e interfones.

Conheça o Residencial Catania

Tanto a portaria virtual quanto a presencial apresentam vantagens que devem ser avaliadas e aprovadas pelos moradores. A seguir, apresentamos os pontos positivos de cada uma.

Portaria virtual

Neste sistema, uma empresa é contratada para fazer o monitoramento remoto do prédio através de câmeras de segurança. Todo acesso de visitantes ou prestadores de serviço é feito após contato com o porteiro virtual e autorização do morador.

Principais vantagens

1 - Redução de custos com folha de pagamento e encargos de funcionários;

2 - Revezamento de funcionários periodicamente, o que aumenta a concentração no monitoramento;

3 - Maior controle de acessos, com registros de entrada e saída do condomínio;

4 - Rapidez no acionamento de polícia, bombeiros ou ambulância em casos de emergência, devido à vigilância constante do prédio;

SAIBA MAIS - Sair do aluguel: vantagens em ter imóvel próprio

 

Portaria presencial

A presença de porteiros para controle de acessos aos condomínios ainda é bastante utilizada. Além da relação direta com os moradores, ter uma pessoa disponível na entrada do prédio, em alguns casos, facilita a comunicação de visitantes com os moradores.

Principais vantagens

1 - Rapidez no atendimento a visitantes e prestadores de serviço;

2 - Possibilidade de integração do serviço do porteiro com o monitoramento dos espaços de convivência do prédio por meio de um circuito fechado de TV;

3 - Disponibilidade de alguém para receber correspondências e encomendas e ainda controlar entradas e saídas do condomínio;

4 - Quando a equipe de portaria é contratada via empresa de segurança terceirizada, o porteiro pode ter o recurso de acionar um botão de pânico que agiliza a comunicação com serviços de segurança e saúde em caso de riscos ou ameaça.