Sair do aluguel: vantagens em ter imóvel próprio

Sair do aluguel: vantagens em ter imóvel próprio

Para muitas famílias, os gastos com moradia consomem grande parte da renda mensal sem trazer retornos significativos. Ao adquirir imóvel próprio, além de sair do aluguel, com organização e disciplina é possível destinar para outras despesas o valor que antes ia para habitação. Sem falar na liberdade e no conforto de ter um lugar seu, em que as decisões não dependam da autorização de outras pessoas.

Para mostrar as vantagens em sair do aluguel, elaboramos uma lista com quatro benefícios de ter imóvel próprio.

SAIBA MAIS: Conheça o Residencial Acordes

1 - Sair do aluguel é construir um patrimônio pessoal

Uma das vantagens de ter seu imóvel próprio é que ele fará parte de seu patrimônio pessoal assim que estiver quitado. Você também pode ter a garantia de retorno financeiro do valor investido, já que a maioria das propriedades imobiliárias se valorizam ao longo do tempo.

2 - Pagamento previsível

No caso de imóveis financiados, as condições de pagamento estão previstas em contrato do início ao fim. Índices de reajustes são baseados em taxas determinadas pelo mercado e tornam previsível a quantia a ser paga. Já em um local alugado, o inquilino fica sujeito à decisão do proprietário em definir um valor a cada renovação de contrato. Novas taxas e condições podem não estar de acordo com a realidade do morador e serem decisivas para que deixe o imóvel.

3 - Liberdade para reformar

Em um imóvel alugado, os moradores precisam se adaptar ao que já existe. Reformas ou mudanças são bastante difíceis. Quando você é o proprietário, tem a liberdade de fazer obras para deixar o lar do jeito que a família deseja. Só é preciso averiguar a legislação municipal e as regras do condomínio para não infringir nenhuma delas.

BAIXE AGORA: 6 passos para comprar a casa própria

4 - Segurança e conforto

Ter uma casa em seu nome é segurança de moradia garantida. Além disso, você não irá se preocupar em mudar de endereço periodicamente, por causa dos valores de aluguel e condomínio. Sem contar na possibilidade de equipar o imóvel com itens de segurança e conforto, como alarmes, grades, churrasqueiras e varandas, sem precisar da autorização de terceiros.