Vida em Caxias do sul: porque escolher a cidade

Vida em Caxias do sul: porque escolher a cidade

Você é daquelas pessoas que gosta de saber tudo que a cidade oferece de entretenimento e cultura? Se a resposta for sim, precisa ler este texto até o fim. Isso porque vamos mostrar tudo que a vida em Caxias do Sul oferece. Quem escolhe o município como moradia ou para passear, tem à disposição diversas atividades. Elas vão desde as culturais, passando pelas religiosas até aquelas para curtir a natureza.

SAIBA MAIS: 4 MOTIVOS PARA MORAR EM CAXIAS DO SUL

Então fica ligado nas dicas a seguir e se prepara para programar os próximos passeios.

Principais atrativos para ter uma vida em Caxias do Sul

Gastronômicos

1 - Cantina Tonet: durante a safra da uva, é possível visitar a vinícola construída de pedra para entender sobre o cultivo da uva e a produção de vinhos. O roteiro inclui passeio entre as videiras, degustação da fruta e acompanhamento dos processos de fabricação de vinhos, sucos e espumantes. Além disso, o visitante também pode ter a experiência de vivenciar como é fazer seu próprio vinho. 

2 - Cervejaria Felsen: com alguns rótulos premiados, a cervejaria dispõe cinco estilos fixos e dois sazonais de cerveja. A cervejaria possui uma loja onde a produção pode ser degustada sozinha ou acompanhada de pratos e petiscos.

 

Foto: Mississipi Delta Blues Bar

3 - Mississipi Blues Bar: o bar ao estilo dos juke points americanos veio para provar que nem só de polenta e vinho é a vida em Caxias do Sul. Além de cerveja e um cardápio variado, os frequentadores podem prestigiar música ao vivo. Localizado em um antigo moinho, o Mississipi também guarda parte da história da cidade. Outro detalhe interessante são os trilhos de trem que passam na porta do local.

Lazer 

4 - Zoo da UCS: ótima opção para quem deseja aproveitar o dia e ainda ficar perto da natureza. O local abriga animais silvestres de 48 espécies diferentes, quase todos apreendidos de cativeiros ilegais ou encaminhados pela comunidade para reabilitação. Por lá podem ser vistos cisnes, furões, macacos araras e tartarugas.

5 - Parque Lagoa do Rizzo: ponto de encontro aos finais de semana, este é um dos locais mais indicados para fazer caminhadas, pedalar ou apenas relaxar. Além da via pavimentada para as atividades físicas, no entorno da lagoa existe uma área verde com bancos para quem pretende apreciar a natureza ou se encantar com um belo pôr do sol caxiense.

6 - Praça Dante Alighieri: é o espaço público mais antigo da Caxias. Localizada bem no centro da cidade, sua criação foi prevista desde a fundação da colônia. Foi sede das primeiras festas da uva e hoje abriga o Centro de Atenção ao Turista. Além disso, possui um chafariz, calçadas estilizadas e monumentos históricos como o busto do poeta italiano Dante Alighieri, que dá nome à praça.

 

Foto: Guia de Caxias do Sul

BAIXE AGORA: QUIZ - VOCÊ SABE TUDO SOBRE CAXIAS?

7 - Gruta da Terceira Légua: para quem busca conhecer um lugar para se aventurar, este tem o atrativo ideal. Localizada na Estrada do Imigrante o acesso é feito por uma escadaria com 150 degraus e os visitantes podem percorrer uma trilha que dá acesso a uma cascata e paredões de pedra. Também é uma ótima opção para fazer escalada e rapel.

8 - Jardim Botânico: inaugurado em 2000, é um dos lugares mais encantadores de Caxias do Sul. O local possui um espaço reservado ao cultivo de cactos com mudas de plantas nativas e algumas ameaçadas em extinção.

9 - Parque dos Macaquinhos: oficialmente, ele é o Parque Getúlio Vargas, mas quem leva a vida em Caxias do Sul chama esse lugar de Parque dos Macaquinhos. É um dos principais pontos públicos de lazer na cidade. Além de uma grande área verde, possui quadras para esportes e locais para descanso. Ótimo para passear com a família, marcar um encontro com os amigos ou procurar uma sombra para relaxar e ler um livro.

Culturais

10 - Museu da uva e do vinho: o espaço foi criado para representar a identidade cultural do imigrante italiano e seus descendentes. O acervo, doado por famílias da região, reúne peças que se destinavam à fabricação do vinho. Além de ferramentas para cultivo e colheita da uva, pipas e barris de armazenamento.

11 - Museu municipal: o local abriga mais de 12 mil itens que representam a história e a memória da região onde Caxias se originou. O prédio onde está localizado o museu foi sede da prefeitura caxiense até 1974.

12 - Museu de Ciências Naturais da UCS: o local é um centro de estudos na área das ciências biológicas. No setor de entomologia há uma coleção científica de insetos. Este acervo conta com mais de 4,2 mil exemplares. No museu também há um herbário, com 18 mil exemplares de plantas desidratadas coletadas no país e no exterior.

Religiosos

 

Foto: Guia de Caxias do Sul

13 - Catedral Santa Teresa: essa é a igreja mais antiga da cidade. Em seu interior, pinturas e arabescos complementam o encanto dos enormes lustres do local. O jardim externo também é uma ótima opção para quem busca um lugar para reflexão. De cima das escadarias é possível ter uma bela visão da Praça Dante Alighieri.

14 - Igreja São Pelegrino: um dos locais religiosos mais procurados na cidade. Seu teto, com pinturas de Aldo Locatelli, representa a sintonia entre arte e religião. O local também abriga uma réplica da Pietà, obra de Michelangelo.