Saiba como usar o conceito aberto para integrar ambientes

Saiba como usar o conceito aberto para integrar ambientes

O conceito aberto para integrar ambientes é uma tendência que vem ganhando destaque na arquitetura. Menos paredes e mais espaço de circulação são características deste estilo que também influencia designers e decoradores a se adaptarem.

Existem diversas formas de se ter uma casa ou apartamento em conceito aberto. Entre os projetos mais valorizados atualmente estão os que integram a cozinha às salas de jantar e de estar. Nestes modelos, mantém-se a privacidade em espaços como quartos, escritórios, banheiros e áreas de serviço.

CONHEÇA O RESIDENCIAL CATANIA

A seguir, apresentamos algumas das principais vantagens que são decisivas para quem escolhe imóveis com conceito aberto.

Vantagens de um imóvel com conceito aberto para integrar ambientes

1 - Melhor aproveitamento da luz natural

Quando se excluem paredes, é mais fácil conseguir que a luz natural do dia se espalhe pelos ambientes. Para intensificar esta vantagem, o uso de janelas maiores é uma das opções para aproveitar melhor a luminosidade e ainda economizar energia elétrica.

2 - Mais espaço

Pode ser imperceptível, mas as paredes ocupam um espaço que, mesmo em ambientes grandes, podem dar a sensação de serem menores. Assim, sem as divisórias, é possível aproveitar cada centímetro do imóvel.

 3 - Mais ventilação

Outro ponto positivo para ambientes com conceito aberto é a melhor circulação do ar. Esta vantagem é ainda mais aproveitada nos meses de calor ou em regiões com temperaturas altas. Com a redução de paredes e o uso de janelas maiores, o ambiente fica mais fresco e agradável. Além disso, é um reforço na economia de energia, já que pode ajudar a reduzir tempo de uso do ventilador e do ar-condicionado.

SAIBA MAIS: 10 DICAS DE COMO MANTER A CASA LIMPA MESMO SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO

4 - Mais espaço para circulação

A ausência de paredes, além de auxiliar na distribuição de móveis e da decoração, amplia os espaço livres para circulação dos moradores. Esta é uma vantagem também para quem recebe amigos e familiares, que podem interagir com mais conforto, sem precisar se deslocar entre os ambientes.

Sala e cozinha integradas

Projetos que priorizam a integração entre sala e cozinha são os mais requisitados. No lugar das paredes, pode-se facilmente integrar ilhas compostas por bancadas com base para cooktop e bancos altos. Além de diversificar na decoração, cria-se um único espaço para cozinhar e fazer as refeições do dia a dia.

Este tipo de conjugação pode ser usado em vários projetos, desde aqueles com metragens reduzidas até os espaços mais amplos. Quando bem explorados, resultam em ambientes práticos e funcionais para toda a família.

BAIXE AGORA: 9 VANTAGENS EM COMPRAR IMÓVEL NA PLANTA

Integrado, mas nem tanto

Quem deseja um imóvel com os ambientes integrados e ao mesmo tempo não quer os espaços muito expostos, pode apostar em alguns truques de decoração para manter a característica da arquitetura.

Painéis vazados entre os cômodos ou móveis feitos sob medida para dar a ideia de divisória são ótimas opções para manter a privacidade de áreas como a da televisão, por exemplo.

Portas de vidro também podem ser aproveitadas com este propósito. Se bem integradas à decoração, tornam-se funcionais e até mesmo imperceptíveis.