Animais no condomínio: como manter a boa convivência com os vizinhos

Animais no condomínio: como manter a boa convivência com os vizinhos

Esse texto é para você que está pensando em ir para um apartamento novo e não sabe como são as regras para ter animais no condomínio. Aqui a gente fala sobre o que é permitido aos donos de pets e o que deve ser evitado. Tendo em mente que tudo deve ser feito pensando em manter a boa convivência com os vizinhos.

Afinal, nada melhor do que ter a companhia de cães, gatos ou outros pets em casa. E por que não contar com isso mesmo morando em um apartamento? O fato de existir no condomínio regras específicas para a presença dos animais não pode impedir ninguém de ter um bichinho. Até mesmo porque no artigo 1335 do Código Civil está garantido ao condômino usar e usufruir livremente do seu apartamento, e isso inclui o fato de ter um pet em casa ou no apartamento. Sempre com atenção para que a presença deles não atrapalhe ou incomode os outros moradores.

Afinal, se você sabe que alguém se sente incomodado por estar perto de cães ou gatos, por exemplo, o ideal é evitar que os pets se aproximem dessas pessoas, pegar o elevador com elas ou permanecer no mesmo espaço comum.

SAIBA MAIS: 5 VANTAGENS DE MORAR EM CONDOMÍNIO

É por isso que a maioria dos condomínios possuem uma convenção que estabelece algumas orientações sobre a presença de animais, tanto para os proprietários quanto para os visitantes. Caso não seja cumprido o que está no acordo, podem haver punições como notificações e advertências formais e até a aplicação de multa, conforme valor estipulado na convenção ou assembleia.

De forma geral, não há como proibir alguém de ter um gato, um cachorro ou outros animais em seu apartamento. Mas é fundamental que esses animais sejam mantidos sob supervisão para não perturbar ou colocar em risco a segurança e o bem-estar dos vizinhos. 

Por isso é importante observar algumas dicas para manter a boa convivência entre todos.

8 dicas para manter a boa convivência com os animais no condomínio

1 - Antes de se mudar com seu pet ou adotar um novo amigo, consulte as regras do condomínio para saber o que pode e o que não pode.

2 - Evite que cães fiquem latindo ou que outros animais façam barulhos à noite.

3 - Sempre que sair com seu pet para as áreas comuns leve um saquinho para recolher as fezes.

4 - Em caso de animais bravos, coloque a focinheira para circular pelo condomínio.

5 - Mantenha o apartamento, a casinha ou gaiola e outros objetos que os pets usam sempre limpos para evitar cheiros ruins.

6 - Evite que cães e gatos frequentem a pracinha ou os espaços destinado às crianças.

7 - Sempre que for usar o elevador acompanhado do pet, pergunte para quem já está lá dentro se não se importa em dividir o espaço com os animais.

8 - Mantenha os animais sempre com as vacinas em dia.

9 - Aproveite as áreas verdes e os espaços públicos ao redor do condomínio para passear com seu pet.

SAIBA MAIS: MORAR PERTO DAS ÁREAS DE LAZER - GANHE QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR

Animais mais indicados para ter em apartamentos

Além de gatos e cachorros, outros animais podem ser criados em apartamentos sem interferir na convivência com os vizinhos. Mas antes de escolher qual será seu pet, é importante levar em consideração alguns aspectos. O principal deles é avaliar se o animalzinho terá uma vida saudável e feliz passando a maior parte do tempo dentro de casa ou em áreas restritas.

Por isso, antes de adotar um novo companheiro veja o espaço e o tempo de atenção que cada animal requer. Isso deve estar adequado ao seu estilo de vida também. Afinal, não existe um animal de estimação que não dê trabalho, todos requerem atenção e cuidados, em maior ou menor proporção.

Pensando assim, geralmente a escolha tende a ser pelos de pequeno porte. Nesta lista estão:

- Tartaruga

- Hamster

- Porquinho-da-Índia

- Chinchila

- Furão

- Coelho

Se a escolha aí na sua casa for por um desses animaizinhos, as regras de convivência do condomínio também devem ser observadas. Independente da espécie, raça ou porte, o seu direito de ter um pet não pode ser impedido, desde que não ameace a segurança, a saúde ou o sossego dos outros moradores.