Cimento queimado na decoração: dicas de como usar

Cimento queimado na decoração: dicas de como usar

Quem está em busca de um visual moderno, sustentável e com ótimo custo-benefício para a casa, pode investir em cimento queimado na decoração. Essa é uma opção prática e que pode traduzir a personalidade dos moradores.

Formado basicamente por cimento, água e areia, é um material muito versátil. E cada vez mais utilizado, desde que caiu nas graças de arquitetos e decoradores. Serve tanto para transformar ambientes como para começar uma decoração do zero. Possui uma tonalidade cinza semelhante a do concreto e reboco.

A diferença é que, após aplicada, essa massa deve passar por um processo de queima, realizado com a aplicação de pó de cimento. Na finalização, recebe uma camada de resina que protege da umidade e sujeira.

SAIBA MAIS: COMO USAR O CONCEITO ABERTO PARA INTEGRAR AMBIENTES

Além dessa técnica, já é possível encontrar no mercado tintas e texturas que dão este mesmo efeito a paredes, pisos e móveis. Ou ainda, papéis de parede e porcelanatos que reproduzem fielmente a aparência do cimento queimado na decoração.

A escolha por uma ou outra técnica depende do tempo, orçamento e preferência dos moradores. O fato é que, qualquer que seja o procedimento escolhido, existem várias possibilidades de aplicar o cimento queimado em um ou mais ambientes do seu lar.

Por isso, nas dicas que apresentamos a seguir, você descobre como deixar seu cantinho favorito da casa com um toque moderno e descolado.

Onde aplicar cimento queimado na decoração

É muito comum encontrar o cimento queimado em ambientes com estilo rústico ou mais industrial. No entanto, devido à sua neutralidade e versatilidade, pode compor perfeitamente decorações clássicas, contemporâneas, simples ou sofisticadas.

Em qualquer uma dessas opções, uma das possibilidades é aplicá-lo como revestimento na decoração. No piso ou nas paredes, é uma ótima combinação para quem deseja móveis com cores fortes. E essa dica vale tanto para o quarto como para sala e cozinha.

Mas muito cuidado se quiser utilizar no piso de locais úmidos, como banheiro e áreas externas próximas à piscina. Isso porque seu revestimento é mais liso e, em contato com a água, se torna escorregadio.

SAIBA MAIS: 6 SÉRIES DE ARQUITETURA E DECORAÇÃO PARA TE INSPIRAR NA REFORMA DO LAR

Além disso, o cimento queimado pode fazer parte da decoração da sua casa estando presente em objetos ou móveis. Bancadas, cubas, banheiras e mesas também podem receber a aplicação do material.