Arquitetura e decoração: 6 séries para te inspirar na reforma do lar

Arquitetura e decoração: 6 séries para te inspirar na reforma do lar

Seja para renovar a casa ou planejar a mudança para um novo lar, o combo morar, decorar, reformar e criar precisa ser pensado. Por isso, as séries sobre arquitetura e decoração entram na lista de programas favoritos para muita gente. Tudo para deixar a casa com a cara dos moradores.

Além de trazerem dicas de como deixar os ambientes mais acolhedores, estes programas ajudam o espectador a ficar por dentro das tendências e novidades do mercado.

SAIBA MAIS: MÓVEIS FUNCIONAIS - DICAS PARA MOBILIAR APARTAMENTOS DE ATÉ 60M²

Para ajudar quem precisa repaginar a casa, preparamos uma lista com seis séries sobre design, reforma, arquitetura e decoração que vão dar aquela força.

Séries inspiradoras sobre arquitetura e decoração

1 - Irmãos à obra

Com 13 temporadas veiculadas no Brasil, a produção canadense mostra o trabalho dos irmãos Scott, um empreiteiro e um corretor de imóveis. Em forma de reality, os episódios contam a história de pessoas em busca de uma casa nova e a saga até encontrá-la com a ajuda dos profissionais. Mas antes de se mudarem, semanas de obra são realizadas em um cronograma e orçamento apertados. Tudo para transformar o imóvel que parecia ruim em algo moderno e cheio de personalidade.

É um prato cheio de novidades para quem precisa reformar a casa e está sem ideias para transformar os ambientes.

 

2 - Decora

Decora é uma produção brasileira que já esteve sob o comando de diversos arquitetos. A série mostra como uma mudança na decoração pode alterar totalmente a função de um cômodo. A cada episódio um participante é selecionado para contar sua história e dizer porque precisa de uma repaginada na casa. Enquanto ele segue seu dia a dia, a equipe do programa entra em cena e executa um projeto novinho para renovar o local. Quem quiser se inspirar nas ideias que saem desta série, tem a seu favor projetos carregados de identidade e funcionalidade.

3 - Ame-a ou deixe-a

Essa série é para quem está em dúvida sobre continuar na moradia atual ou se muda para um novo lar. Cada episódio gira em torno da disputa de um corretor imobiliário, que tem a missão de encontrar uma nova casa para os participantes, e uma designer, que faz as mudanças necessárias para deixar o lar atual como os moradores desejam. No final, eles precisam escolher se continuam no imóvel reformado ou se mudam. Mesmo seguindo tendências canadenses de arquitetura e decoração, vários projetos podem ser adaptados à realidade brasileira. Isso porque, na maioria dos casos, a reforma na casa atual é feita para otimizar espaços, dar mais conforto para os moradores e preservar as memórias da família.

SAIBA MAIS: COMO USAR O CONCEITO ABERTO PARA INTEGRAR AMBIENTES

4 - As casas mais extraordinárias do mundo

O programa é para quem gosta de sair do convencional. Nos episódios, nada de plantas comuns ou designers tradicionais. A dupla de apresentadores do programa, um arquiteto e uma atriz, viaja o mundo para mostrar casas em ambientes inusitados, como penhascos, árvores, imóveis enterrados na terra ou suspensos. Além do interior e do exterior dessas moradias, eles falam sobre os processos construtivos de cada uma delas.

5 - Olho Mágico - Reforma de vizinhos

De forma descontraída, nesta série quem decide como será a reforma na casa dos participantes é um vizinho. A equipe do Olho Mágico redecora dois ambientes com plantas idênticas de imóveis separados. A cada episódio, amigos que moram lado a lado ou no mesmo condomínio provam que conhecem os gostos um dos outros. Entre os atrativos desta série brasileira estão as dicas práticas e úteis sobre decoração, reforma e organização que podem ser realizadas por quem assiste ao programa.

SAIBA MAIS: 10 DICAS DE COMO MANTER A CASA LIMPA MESMO SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO

6 - Reforma relâmpago

Aqui o apresentador do programa escolhe o participante entre os clientes que estão em compras em uma loja de construção. De uma hora para outra o que seria apenas um reparo básico do dia a dia pode se transformar em uma reforma total de um cômodo. Sem pagar nada pelo serviço, o escolhido conta com o trabalho de um empreiteiro e sua equipe de profissionais que elaboram um projeto de baixo custo para ser executado.

Imagens: Freepik