Como escolher o imóvel certo: dicas para você não se arrepender

Como escolher o imóvel certo: dicas para você não se arrepender

Saber como escolher o imóvel certo é uma tarefa que demanda tempo, dedicação e também cuidado com alguns itens. Na lista de prioridades para que a compra não gere arrependimentos, estão a análise da localização, disposição dos cômodos e até a posição solar.

SAIBA MAIS: VANTAGENS DE SAIR DO ALUGUEL E TER IMÓVEL PRÓPRIO

Mas a escolha do futuro imóvel não deve girar apenas em torno disso. A seguir, apresentamos algumas dicas importantes para ajudar nessa tarefa.

Veja como escolher o imóvel certo

1 - Casa ou apartamento?

Essa deve ser um dos seus primeiros questionamentos. Analise se uma casa ou um apartamento tem mais a ver com seu estilo de vida e com sua família. Dependendo das preferências e necessidades de todos, tanto um quanto o outro apresentam vantagens.

BAIXE AGORA: QUIZ - APÊ OU CASA? QUAL COMBINA MAIS COM VOCÊ

2 - Orçamento

Depois de definir o tipo de moradia que deseja, é hora de colocar a calculadora para funcionar. Faça uma análise do orçamento disponível e de como isso vai impactar nas finanças. Se solução for contar com um financiamento, lembre que não deve comprometer mais que 30% da renda mensal com este pagamento.

3 - Despesas de manutenção

Este é o momento para definir também quais os custos com manutenção e despesas fixas podem entrar em cena. Aqui você pode incluir taxas de água, luz, telefone, internet, condomínio e IPTU para fazer uma média de gastos.

SAIBA MAIS: DESCUBRA COMO SÃO OS PRAZOS PARA FINANCIAMENTO DE IMÓVEIS

4 - Posição solar do imóvel

Com esses primeiros itens definidos, é hora de partir para prática. Assim que tiver opções de imóveis para visitar, faça isso em diferentes horários do dia para avaliar se a posição solar é satisfatória.

5 - Faça fotos dos imóveis

É comum que mais de um imóvel seja visitado e entre para a lista dos preferidos. Por isso, as fotos são boas aliadas na hora de saber como escolher o imóvel certo. Além disso, ajudam a comparar as unidades e analisar com mais calma cada um depois da visita.

6 - Estude as características da região

Não é só porque está dentro do seu orçamento que um imóvel é o ideal. A localização dele também importa. Por isso, descubra como é o bairro, a vizinhança e a infraestrutura da região. Isso conta pontos para facilitar o seu dia a dia e também a valorização do imóvel.

7 - Pense no futuro

O que hoje pode ser ideal para seu estilo e vida, amanhã já não cabe mais. Por isso, quando estiver pensando em como escolher o imóvel certo, faça uma avaliação de como estará sua vida no futuro. Nos próximos anos há perspectiva de mudança em sua vida? Casamento, filhos, animais de estimação. Tudo isso já pode ser levado em consideração antes de fechar negócio.