Financiamento de imóveis: descubra como são os prazos

Financiamento de imóveis: descubra como são os prazos

Quem está em busca de imóveis, seja para moradia ou para investir em patrimônio, precisa levar em consideração diversos fatores, tanto para escolher o lugar que atenda às suas necessidades como para definir a forma de pagamento. Neste segundo caso, estão os prazos para financiamento de imóveis, que podem variar de acordo com vários aspectos.

CONHEÇA O RESIDENCIAL ACORDES

Para saber como estas condições são calculadas e o que influencia no valor final, fique atento às informações a seguir.

1 - Quem pode solicitar financiamento de imóveis

De forma geral, qualquer pessoa pode comprar um imóvel por meio de financiamento. No entanto, para a negociação ser aprovada, o cliente precisa preencher alguns critérios, que variam conforme o método de financiamento escolhido. Normalmente, alguns dos principais requisitos são: ser maior de idade, comprovar renda e não ter restrição de crédito.

2 - O financiamento não é exclusividade de bancos

O mais comum para quem compra um imóvel e não dispõe de todo o dinheiro é procurar uma agência bancária ou outra instituição financeira para conseguir crédito. No entanto, é possível contratar um financiamento diretamente com a construtora.

 

BAIXE AGORA: 6 PASSOS PARA PLANEJAR A COMPRA DO IMÓVEL

3 - Valor do financiamento depende de alguns fatores

O valor total que pode ser financiado vai depender da modalidade contratada pelo cliente. Geralmente, a exigência é de que se tenha, no mínimo, 10% do valor total para dar de entrada. Mas este percentual vai depender muito da instituição ou da construtora. Também é possível conseguir subsídios pelo programa Minha Casa Minha Vida para financiar tanto o valor de entrada quanto o custo total do imóvel. Neste caso, é preciso avaliar em qual faixa o comprador se encaixa e qual o limite para financiamento.

SAIBA MAIS: 6 PASSOS PARA CONTRATAR O BENEFÍCIOS DO MINHA CASA MINHA VIDA

4 - Existem quatro modalidades de financiamento

Atualmente, o mercado imobiliário trabalha com quatro tipos de financiamento: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o financiamento diretamente com a construtora, a carteira hipotecária e o Sistema Financeiro Imobiliário. A diferença entre cada um deles está na taxa de juros cobrada, no índice de correção e na possibilidade de uso da poupança, FGTS e outros recursos para pagar ou amortizar a dívida.

5 - O financiamento exige pagamento de seguros

A contratação de seguros por morte e invalidez do comprador e por danos físicos aos imóveis junto à adesão ao financiamento é obrigatória. Eles servem para cobrir despesas em caso de óbito de um dos compradores. Também são garantias de que há recursos para arcar com possíveis danos que ocorram ao imóvel durante o período de financiamento. O valor dos seguros é calculado com base na taxa sobre o valor de avaliação do imóvel e as taxas da apólice sobre o valor do financiamento.

6 - Valor das prestações depende dos encargos

O cálculo para definir o valor das prestações leva em consideração os encargos  principais, compostos principalmente pelas parcelas de amortização, pelos juros mensais, pelos seguros de morte e pelas taxas de administração.

7 - É preciso avaliar as vantagens da tabela Price e da SAC

Antes de fechar negócio, é preciso pesquisar para decidir se a melhor forma de financiamento para seu perfil é a tabela Price ou o SAC. A tabela Price é um sistema de amortização de dívidas. Ao optar por ela, o comprador paga juros maiores e o valor das parcelas é constante. É ideal para financiamentos de médio e curto prazos. Já no sistema SAC, além dos juros serem menores, o valor das parcelas reduz progressivamente, sendo a primeira prestação mais cara que a última.