Home office: como adaptar o apartamento para o trabalho ser produtivo

Home office: como adaptar o apartamento para o trabalho ser produtivo

Nas últimas semanas muita gente descobriu que é possível trabalhar em casa. Para quem já fazia isso esporadicamente, a adaptação foi mais fácil. No entanto, para aqueles que estão experimentando pela primeira vez o home office, é preciso um esforço maior para adequar o lar ao novo momento.

Nem todos têm um cômodo que pode se transformar em escritório de um dia para o outro. Principalmente, porque a tendência dos últimos anos entre os moradores de apartamento é escolher imóveis com até 60m² onde todos os ambientes já têm sua funcionalidade definida.

SAIBA MAIS: DICAS PARA USAR MÓVEIS FUNCIONAIS EM APARTAMENTOS DE ATÉ 60M²

Dessa forma, a mudança acontece sem o tempo certo para pensar e planejar um espaço exclusivo para as tarefas profissionais. A saída é encontrar o equilíbrio entre o espaço da família e dos afazeres domésticos e aquele destinado ao trabalho.

Para conseguir isso sem precisar comprar móveis ou fazer reformas, a seguir mostramos algumas dicas para montar seu home office de forma criativa e funcional.

Dicas para adaptar um home office sem fazer reformas

Enquanto é preciso trabalhar a partir de casa, ter um espaço produtivo deve ser prioridade. Por isso uma das primeiras decisões é pensar em um local onde você fique confortável e consiga focar nas atividades. Confira como conseguir isso de forma prática.

1 - Escolha o local de trabalho ideal

Olhe para cada cômodo e analise qual deles oferece as condições que você precisa para trabalhar. Leve em consideração aqueles com mais iluminação, ventilação e conforto. Também pense em como sua escolha vai afetar o funcionamento da casa e as atividades dos outros moradores. Evite os ambientes onde o movimento de pessoas é mais intenso, como a cozinha.

2 - Quarto, sala e varanda podem virar escritório

Como o objetivo é não investir em novos móveis, a mesa da sala pode facilmente ser adaptada para o trabalho. Se a escolha for o dormitório, levar uma mesinha e uma cadeira de outro cômodo é mais indicado que sentar na cama. Isso seria um convite para a sonolência. Espaços externos como as varandas e sacadas que já tenham o mínimo de estrutura e você precise levar apenas o computador também podem ser seu novo escritório.

SAIBA MAIS: COMO USAR O CONCEITO ABERTO PARA INTEGRAR AMBIENTES

3 - Separe seu material de trabalho

Com o local definido, faça uma lista de tudo que você precisa para organizar o espaço de trabalho e cumprir suas tarefas. A lista inclui laptop, agenda, bloco de notas, canetas, luminária e garrafa de água. Isso é importante para evitar que, depois de iniciar o trabalho, você faça mais pausas e vá para outros cômodos procurar pelo que precisa.

4 - Priorize o seu conforto

Para executar bem seu trabalho é essencial que esteja confortável. Por isso é importante prestar atenção a alguns detalhes. A cadeira, por exemplo, mesmo que não seja daquelas próprias de escritório, precisa acomodar bem sua coluna e permitir que seus pés toquem totalmente o chão. A posição do notebook também deve seguir algumas orientações. A principal delas é que a tela esteja na altura dos olhos. Alguns livros podem servir de base para fazer este ajuste. 

Caso o sofá seja sua única opção, certifique-se que estará bem acomodado para passar algumas hora nele. Se preciso, utilize almofadas nas costas para manter a postura. Além disso, se tiver uma daquelas mesinhas para café da manhã na cama, ela pode ser ideal para apoiar o computador e ele não ficar diretamente no seu colo. 

Pronto! Agora você já sabe como criar um home office eficiente e confortável. Para sua produtividade ser boa, estabeleça uma rotina que inclua alguns momentos de descanso para interagir com a família e tornar a jornada de trabalho mais leve nesse período.