Morar em Caxias do Sul: 5 motivos para viver na Serra Gaścha

Morar em Caxias do Sul: 5 motivos para viver na Serra Gaścha

Com uma identidade cultural herdada dos colonizadores, além dos vários atrativos que a Serra Gaúcha oferece, quem escolhe a região para fazer turismo, também se depara com muitos atrativos para morar em Caxias do Sul.

A chegada de novos moradores é fato presente em toda a história da cidade. Ainda no século XIX, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram à região e estabeleceram moradia em busca de um lugar melhor para viver. Vários ciclos econômicos e o desenvolvimento do município foram os responsáveis por atrair cada vez mais pessoas que partilhavam do mesmo desejo de uma vida melhor e com estabilidade financeira.

BAIXE AGORA: QUIZ - VOCÊ SABE TUDO SOBRE CAXIAS DO SUL?

De lá para cá, a vinda de novos habitantes colocou a cidade como a mais populosa da Serra Gaúcha. Hoje, com cerca de 500 mil habitantes, conforme dados do IBGE, e uma extensão territorial maior que São Paulo, Caxias do Sul é a segunda colocada no ranking de municípios mais habitados do Rio Grande do Sul.

Até hoje, vários motivos tornam a cidade um atrativo para novos moradores. A seguir, apresentamos alguns deles.

Motivos para morar em Caxias do Sul

1 - Oportunidades de trabalho

Um dos principais pontos a se destacar é a variedade econômica e geográfica do município. A grande oferta de empregos todos os meses atrai novos moradores, seja do interior do Rio Grande do Sul, seja de outros estados que migram em busca de novas oportunidades. Isso acontece porque, das 500 maiores empresas da região sul do Brasil, 20 possuem sede em Caxias do Sul. As oportunidades também se multiplicam porque a cidade é considerada o segundo maior polo metalmecânico do país, ficando atrás somente de São Paulo.

CONHEÇA O RESIDENCIAL CATANIA

2 - Cultura diversificada

Na área cultural, além da já tradicional Festa da Uva que atrai multidões a cada edição, a cidade também apresenta roteiros diversos. Tanto na zona rural de Caxias quanto em outros municípios da região é possível conhecer a tradição local e a gastronomia com grande influência dos colonizadores alemães e italianos.

3 - Cidade universitária

Todos os anos, muitos estudantes são atraídos para a cidade para cursar uma graduação. Além da tradicional Universidade de Caxias do Sul, o município também abriga campus de outras instituições de ensino superior, como o da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS: COMO FAZER BUSCA DE IMÓVEIS PELA INTERNET

4 - Infraestrutura

Além de ser uma cidade arborizada, que oferece ótimas opções de lazer a céu aberto, como no Parque dos Macaquinhos ou da Lagoa do Rizzo, Caxias possui um centro comercial bem ativo, serviços de bancos e saúde distribuídos em vários bairros. Shopping center, cinema, grandes redes de supermercados, lojas e empresas de diversos setores completam a lista dos serviços que compõem a infraestrutura da cidade.

5 - Turismo e eventos na região

E não é só na cidade que os eventos acontecem. Quem escolhe morar em Caxias tem uma região inteira de festas para explorar. E tem atividades turísticas para todos os gostos, desde as culturais até as esportivas, religiosas e de negócios. Entre as opções está o Bento em Vindima, com cursos, colheita e pisa de uvas. Ou ainda a Mostra Flores, em Flores da Cunha, a Feira Internacional de Máquinas e Matérias-primas para Indústria Moveleira, em Bento Gonçalves, e a Romaria de Caravaggio, em Farroupilha.

 

Imagem: Freepik