Plantas em apartamento: descubra como montar uma horta ou jardim

Plantas em apartamento: descubra como montar uma horta ou jardim

Muita gente tem o desejo de cultivar plantas em apartamento mas não faz ideia de como conseguir isso ou mesmo por onde começar. Com criatividade e uma ajudinha para escolher os temperos, flores, ervas e folhagens mais indicados para dentro de casa, fica fácil montar um cantinho verde.

BAIXE AGORA: QUIZ - APÊ OU CASA? QUAL COMBINA MAIS COM VOCÊ

Confira a seguir algumas dicas de como ter mais contato com a natureza e ainda acrescentar ingredientes naturais e sem agrotóxicos às refeições.

Como cultivar plantas em apartamento

Na vertical ou na horizontal, qualquer caixinha que você tenha em casa pode virar um canteiro. Seguindo a pegada sustentável, canecas e potes fora de uso ou com pequenos trincados fazem as vezes de vasos e podem ser acomodados em pequenos espaços como prateleiras e balcões na cozinha, sacada ou varanda.

 

Para elaborar uma hortinha, também é preciso saber quais os tipos de plantas mais adequados e entender um pouco sobre o cultivo. Confira as dicas a seguir.

1 - Pimenta: existem várias espécies que se adaptam facilmente ao cultivo em apartamentos. Todas elas precisam de ao menos seis horas de contato com a luz solar por dia e três regas semanais.

2 - Orégano: ele cresce em pequenos espaços, mas é preciso saber que o tempero pode atingir até 50 centímetros de altura. Quatro horas diárias de luz solar e pouca quantidade de água sempre que a terra estiver seca são suficientes.

3 - Salsinha: para cultivar esta erva é necessário um vaso maior, com cerca de 30 centímetros, pois ela se espalha. Além de um lugar que pegue luz por cerca de cinco horas, a salsinha só precisa ser molhada quando a terra estiver seca.

CONHEÇA O RESIDENCIAL ACORDES

4 - Cebolinha: desde que o ambiente esteja claro, a cebolinha pode ser cultivada sem muita exigência. A rega é diária e a planta se desenvolve bem em qualquer época do ano.

5 - Cactus: elegantes e delicados, os cactos se adaptam bem a qualquer ambiente. Não precisam de regas constantes nem de muito sol para se desenvolverem. Podem ser encontrados desde as versões mini até os maiores.

 

6 - Rosa de pedra: esta espécie de suculenta é uma das mais procuradas para compor a decoração dos lares. Sua rega deve ser feita a cada duas semanas, com pouca quantidade de água e cuidando para não molhar as folhas. Não necessita de sol direto.

SAIBA MAIS: 10 DICAS DE COMO MANTER A CASA LIMPA MESMO SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO

7 - Violeta: plantada em pequenos vasos individuais, esta flor requer regas de duas a três vezes por semana e necessita receber sol direto. Se adapta bem a aparadores e floreiras na janela e sua ampla variedade de cores alegra qualquer ambiente.

8 - Jade: esta planta se assemelha a uma miniárvore e leva bastante tempo para se desenvolver. Deve ficar em local com pouca incidência de sol direto e o solo precisa estar sempre úmido.