Roteiro na Serra Gaścha: dicas para curtir no dia dos namorados

Roteiro na Serra Gaścha: dicas para curtir no dia dos namorados

Roteiro na Serra Gaúcha: dicas para curtir no dia dos namorados

Temos que concordar: a Serra Gaúcha é um convite para quem quer curtir o dia dos namorados com todo clima de romantismo. A começar pelo caminho. Para chegar lá é possível escolher a Rota Romântica. O trajeto já esteve entre as dez estradas mais bonitas e charmosas para curtir de carro no Brasil. Então, nada mais apropriado do que fazer seu roteiro na Serra Gaúcha.

SAIBA MAIS: VIDA EM CAXIAS DO SUL - PORQUE ESCOLHER A CIDADE

Incluir cidades como Gramado, Nova Petrópolis e Canela na rota é sinal de boa culinária, natureza de dar inveja e cultura que encanta. Além disso, existem peculiaridades ideais para os casais curtirem.

A seguir, algumas dicas de cidades e pontos que podem deixar a viagem ainda mais interessante.

Cidades que você deve incluir em seu roteiro na Serra Gaúcha

Gramado

Conhecida de muitos turistas que vêm ao Sul para curtir o inverno, Gramado também se destaca entre os destinos preferidos dos casais. Na cidade, ponto que chama bastante atenção é a Fonte do Amor Eterno, inspirada na italiana Fontana di Trevi.

Localizada próximo à Igreja Matriz São Pedro, chama atenção pela grande quantidade de cadeados coloridos deixados ali. Eles possuem as iniciais dos apaixonados que jogam a chave fora com o objetivo de eternizar seu amor.

Quem estiver na cidade também pode aproveitar as vinícolas, como a Ravanello que possui visita guiada e degustação dos vinhos. Ou ainda, as empresas especializadas em chocolates para aproveitar a variedade de fondues que são oferecidos.

Quem está na região também pode aproveitar para visitar Canela, cidade ao lado, e conhecer pontos como a Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.

SAIBA MAIS: 4 MOTIVOS PARA MORAR NA SERRA GAÚCHA

Nova Petrópolis

Considerada uma das cidades mais bonitas da Rota Romântica, Nova Petrópolis é rodeada de muito verde e flores. Por isso é conhecida também como o jardim da Serra Gaúcha. Além disso, combina o clima frio com ótimas opções de turismo culinário.

Entre os lugares mais visitados na cidade estão a Praça das Flores e o Parque Aldeia do Imigrante. A praça abriga o Labirinto Verde, um local construído com vegetação natural e diverte os turistas que tentam chegar ao centro e depois vencer o desafio de sair do local. Já no Parque, o passeio é em meio a construções que fazem uma releitura dos vilarejos ao sul da Alemanha.

Linha Nova

Essa é a parte do roteiro na Serra Gaúcha para quem curte trilhas, cascatas e cerveja. O ecoturismo pode ser explorado com uma aventura até a Cascata Goldbeck que tem de 50 metros de queda livre, na localidade de Canto Bayer. Ela fica em área particular e o acesso é feito somente por  trilhas em meio à mata e lavouras.

Já o roteiro cervejeiro pode iniciar pela visita ao antigo casarão da família Ritter que sediou a primeira fábrica de cerveja em seu porão. Ele está localizado ao lado do Parque Municipal.

BAIXE AGORA: VOCÊ SABE TUDO SOBRE CAXIAS DO SUL?

 

Bento Gonçalves

Apesar de não fazer parte da Rota Romântica, Bento Gonçalves também pode ser incluída em seu roteiro na Serra Gaúcha. Sem dúvida esse é o destino ideal para os apaixonados por vinho que ainda podem aproveitar passeios histórico-culturais e o ecoturismo.

Uma das atrações é o Caminhos de Pedra que preserva e resgata a cultura trazida pelos imigrantes italianos. No trajeto são quase 30 pontos de visitação que oferecem opções de cultura e gastronomia.

A cidade também atrai visitantes para o passeio de Maria Fumaça que sai de Bento Gonçalves e passa por Garibaldi e Carlos Barbosa. O trajeto de 23 km é realizado em 1h30min e conta com degustação de vinho, espumante e suco de uva. Além de apresentações de dança gaúcha e italiana que passam de vagão em vagão.

Fotos: 3 em 3, Gustavo Kunst e Portal Gramado