Como escolher a iluminação ideal para ambientes da sua casa

Como escolher a iluminação ideal para ambientes da sua casa

Não importa se você mora em uma casa ou apartamento, a escolha da iluminação ideal para ambientes pode deixar o lar aconchegante e ainda mais adequado a sua personalidade. Mas para garantir isso não basta apenas escolher os lustres e as lâmpadas. O mais importante é entender como cada espaço funciona e harmonizar esses itens para atender às funcionalidades de cada cômodo.

Então, antes de sair colocando lâmpadas pela casa, é preciso entender que a luz não serve apenas para iluminar. Ela pode ser combinada com a decoração para criar diferentes sensações e assim deixar aquele seu cantinho preferido ainda mais agradável. Ou ainda, tornar a cozinha mais clara para o preparo das refeições.

SAIBA MAIS: DICAS DE DECORAÇÃO MINIMALISTA PARA ACERTAR NA ESCOLHA DOS OBJETOS

A seguir, apresentamos algumas dicas que vão ajudar a unir funcionalidade e estilo na hora de escolher a iluminação ideal para ambientes. Em alguns casos, pequenas mudanças são suficientes para fazer a diferença na hora de colocar uma luz especial em pontos estratégicos do seu lar.

Dicas certeiras de iluminação ideal para ambientes

Como já falamos, a iluminação pode ser responsável por criar sensações e ainda dar destaque para algum detalhe do cômodo. Com luz direta ou apenas alguns pontos iluminados, cada espaço da casa pode ter um estilo diferente para atender a objetivos específicos, conforme mostramos a seguir.

Porém, antes de escolher a lâmpada ou o melhor local para lustres, luminárias ou abajures, é importante você perceber que quanto mais luz natural os espaços receberem, melhor será. 

Por isso, sempre que for possível, abuse da iluminação que o sol proporciona. Além de fazer bem para a saúde, essa escolha gera economia e sustentabilidade. 

Na cozinha

Esse é um ambiente que precisa de bastante luz, por isso as lâmpadas brancas são mais indicadas. Os pontos próximos aos locais onde os alimentos são preparados estão entre os principais desse cômodo. Além da iluminação geral, é recomendado incluir luzes por baixo dos armários, acima da pia ou direcionadas para a ilha ou bancada.

Mas é preciso ter cuidado para o excesso de luminosidade não causar incômodos. Exemplo disso são locais com paredes e decoração brancos. Se as lâmpadas forem muito fortes, a claridade pode ser desconfortável.

SAIBA MAIS: 10 DICAS DE COMO MANTER A CASA LIMPA MESMO SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO

Na sala 

Como aqui a ideia é conseguir uma atmosfera aconchegante, a escolha de lâmpadas amarelas é a mais indicada. Esse tipo de iluminação permite ver as cores reais de um ambiente e promove a sensação de relaxamento.

Se este também for o espaço que integra a sala de jantar, a dica é ter uma iluminação direta para a área da mesa e das cadeiras.

 

Nos quartos

Esse é um dos espaços onde a luz natural deve ser aproveitada o máximo possível, principalmente durante a manhã para estimular seu relógio biológico e favorecer o despertar. No caso das luzes artificiais, uma iluminação indireta é a escolha ideal para esses cômodos. Como é um espaço de descanso, a luz não deve ser tão estimulante. Se preferir, pode mesclar entre pontos de iluminação mais forte para clarear todo ambiente e alguns pontos de luz mais suaves, para amenizar a claridade na hora de dormir. Nestes casos, luminárias embutidas na parede próxima à cama ou abajures nas laterais são a escolha ideal. 

No escritório

Já neste ambiente, para acertar na escolha da iluminação a dica é focar em pontos principais como a mesa do computador ou o cantinho da leitura. Para quem faz home office, a maneira como a luz é projetada neste espaço pode influenciar, inclusive, na produtividade. Nestes casos, uma luz muito incisiva pode contribuir para o surgimento de estresse e tensão. Por isso, a dica é apostar nas luminárias de mesa que são móveis e ajustáveis. Assim, você pode alterar a posição do foco de luz sempre que houver necessidade.