Decoração minimalista: dicas para acertar na escolha dos objetos

Decoração minimalista: dicas para acertar na escolha dos objetos

Sabe aquela ideia de que menos é mais? É com base nesse conceito que a decoração minimalista vem ganhando espaço. Ela se tornou a queridinha de muita gente, tanto proprietários de imóveis quanto arquitetos e decoradores que colocam toda sua criatividade à prova. 

Entre as características deste estilo estão ambientes clean e organizados, e ainda a escolha de móveis certos para deixar o lugar com a cara dos moradores, ao mesmo tempo em que evita o acúmulo de objetos.

Paleta de cores neutras, melhor aproveitamento dos espaços, poucas paredes e linhas retas. Estes são alguns detalhes para identificar esse tipo de decoração que está no topo das indicações para imóveis menores, com até 60m².

SAIBA MAIS: DICAS DE MÓVEIS FUNCIONAIS PARA MOBILIAR APARTAMENTOS DE ATÉ 60M²

Mas para isso é preciso atenção aos detalhes. Entre eles, evitar muitos enfeites, escolher uma paleta de cores neutras e pensar em pequenos pontos de cores mais vivas. Além de investir na iluminação sem lustres ou pendentes chamativos e pensar em móveis que tenham várias possibilidades de uso.

Ter apenas o essencial dentro de casa também significa menos trabalho com a limpeza e mais praticidade no dia a dia. E se você pensa que uma decoração minimalista é chata e monótona, pode mudar de ideia. Ela pode ser aplicada em todos os ambientes da casa e, se bem planejada, transmite toda personalidade dos proprietários. A seguir, algumas dicas de como aplicar isso nos cômodos de sua casa.

Descubra como a decoração minimalista se aplica a vários ambientes

1 - Cozinha

Este é um ambiente que, normalmente, é cheio de detalhes e pequenos objetos. O primeiro passo para criar um clima minimalista aqui é priorizar cores claras, como o branco ou off-white. Armários com linhas retas e sem puxadores também contribuem. Com esse design eles se integram às paredes e ficam mais delicados. Para esse estilo de decoração, quanto mais armários o cômodo tiver, melhor. Assim, louças e utensílios podem ser guardados e tudo se mantém organizado.

SAIBA MAIS: COMO USAR O CONCEITO ABERTO PARA INTEGRAR AMBIENTES

2- Sala

Abusar dos tons de branco e bege é uma ótima opção. Mas o cinza e suas variações também combinam com este ambiente. Lembre que a cor das paredes deve dialogar com o resto da decoração, então a escolha dos móveis deve ser bem pensada. Sofás, poltronas e cadeiras precisam ser confortáveis, discretos e práticos. 

Nada de estantes carregadas de enfeites desconectados. Aposte em objetos que harmonizem entre si, como livros, porta-retratos ou itens simétricos. As cores de destaque na sala podem estar em almofadas ou mantas nos sofás. Além de contrastar com os tons neutros, deixam o lugar mais alegre e acolhedor.

3 - Quarto

Aqui o que vale é pensar no conforto e relaxamento. Por isso, o excesso de informações visuais ao redor da cama deve ser evitado. Além de ajudar a desacelerar, quanto mais clean o quarto for, mais se encaixa na proposta minimalista. Comece pensando nas paredes. Cores claras e o mínimo de objetos pendurados formam a base perfeita para o resto da decoração.

SAIBA MAIS: 10 DICAS DE COMO MANTER A CASA LIMPA MESMO SE VOCÊ NÃO TIVER TEMPO

Não há necessidade de muitos móveis. A cama precisa ser o foco do ambiente e, ao redor dela, apenas o necessário para manter tudo organizado. O posicionamento destes móveis também precisa ser pensado. Nada de criar barreiras ou atrapalhar a circulação.

4 - Banheiro

A base branca também pode dar as caras no banheiro quando o assunto é decoração minimalista. Como este costuma ser um espaço limitado, apostar nessa cor transmite a sensação de amplitude e ainda facilita a limpeza. Mas não é por isso que a monotonia vai tomar conta do ambiente. Detalhes em metal, mármore, vidro ou rústicos podem ser usados para manter o estilo e ainda dar personalidade ao lugar. Balcões suspensos, torneiras e chuveiros com design leve e moderno podem ser bem explorados.

Como dar um toque minimalista na decoração atual 

A primeira regra para quem está repensando a decoração em busca de um visual minimalista é: tenha apenas o essencial. A partir disso, escolha um ambiente por vez e passe um verdadeiro pente-fino nos móveis e objetos por lá. 

Nesse momento é hora de decidir o que não é mais útil e pode ser descartado ou doado. Armários muito grandes com prateleiras e gavetas vazias podem ser substituídos por móveis menores. 

Lembranças de viagens, objetos decorativos e outras peças que só acumulam poeira nas prateleiras também podem ser eliminados. Deixe apenas o que considera indispensável.