Reduza o calor nos ambientes e economize na conta de luz

Reduza o calor nos ambientes e economize na conta de luz

Enfrentar dias e noites abafados é um problema que muita gente se depara quando o calor nos ambientes de casa se mantém por muito tempo. Para não ter que recorrer ao uso constante do ar-condicionado ou de ventiladores, algumas dicas podem ajudar.

São alternativas para driblar as altas temperatura ao mesmo tempo que evitam o alto consumo de energia. Confira.

Calor nos ambientes: 7 opções para reduzir

1 - Controle a entrada de calor

Se a sua casa tem várias janelas ou portas de vidro que deixam passar a claridade da rua, elas podem ser também um das causas do calor nos ambientes. Por isso, invista em cortinas que bloqueiam a entrada excessiva da luz do sol e não deixam o local superaquecer. Dessa forma, durante o dia é necessário manter as janelas fechadas, pelo menos enquanto o sol estiver entrando por ali.

2 - Dê um block no sol

Se você quer deixar o sol do lado de fora sem precisar fechar cortinas, aposte no uso de películas. Assim como nos carros, o filme pode ser usado nos vidros como forma de manter a casa isolada do calor, já que os raios de sol não ultrapassam esse material.

3 - Aproveite o ar da noite

Já que à noite as temperaturas são mais amenas, por que não fazer com que esse clima se mantenha durante o dia? Para conseguir isso, assim que o sol for embora, abra portas e janelas e deixe o ar fresco entrar. Se for possível, mantenha a casa assim até pouco antes do amanhecer, quando a luz solar pode ser bloqueada novamente.

 

4 - Aposte em lâmpadas de LED

Essa é uma dica que vocês já devem ter recebido há bastante tempo. Afinal, não é de hoje que os especialistas indicam o uso das lâmpadas de LED tanto para reduzir a conta de luz como para reduzir o calor nos ambientes. As lâmpadas incandescentes, ou amarelas, aquecem durante o uso e esse calor se propaga pelo cômodo.

SAIBA MAIS: COMO ESCOLHER A ILUMINAÇÃO IDEAL PARA CADA AMBIENTE DA CASA

5 - Aumente a umidade do ar

No mercado já existem várias opções de umidificadores de ar. De grandes e potentes a simples e compactos, todos eles trazem benefícios para a saúde. Principalmente quando as temperaturas elevadas deixam o ar seco, dificultando a respiração. Por isso, investir nestes aparelhos é uma boa alternativa para reduzir o calor de dentro de casa.

6 - Aposte nas plantas 

Ter plantas dentro de casa também é uma maneira de aumentar o conforto térmico. Quando colocadas em locais estratégicos, criam uma barreira verde que reduzem a proliferação do calor. Se você tem uma sacada por onde o sol entra, pode colocar algumas plantas maiores, em vasos ou pergolados para que façam esse bloqueio. Uma cerca viva ou um jardim vertical instalados na entrada de casa ou nas sacadas também são ótimos para trazer mais frescor.

SAIBA MAIS: DESCUBRA COMO MONTAR UMA HORTA OU JARDIM NO APARTAMENTO

7 - Identifique por onde o ar entra em sua casa e aproveite a ventilação cruzada

Se a sua casa ou apartamento possui várias aberturas, preste atenção no sentido que o ar entra por elas. Assim, você consegue aproveitar a ventilação cruzada e deixar o clima nos cômodos mais agradável. Mesmo que esse tipo de aproveitamento não tenha sido aplicado durante a construção do imóvel, é possível fazer alguns ajustes na disposição dos móveis para que o ar entre e circule por todos os ambientes. 

Observe qual o sentido do vento e veja se tem algum armário ou porta que impedem sua expansão para o resto da casa. Veja se é possível criar corredores de ventilação para redirecionar o ar que até então parava de circular quando encontrava essa barreira.